links úteis

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Banco de imagens grátis, com licença livre.

Matéria do site: http://www.designerd.com.br

7 bancos de imagens gratuitos para você salvar nos favoritos

POR JULIAN NUNES EM  23 DE MARÇO DE 2015

Já fez trabalhos pessoais com pouca verba ou teve clientes que não tinham interesse em ter um gasto extra na compra de imagens?
Aposto que a maioria já passou por situações assim e também já ficaram tentados em pegar imagens no Google mesmo sem autorização. Mas cuidado!
Como buscar imagens de qualidade para download é uma grande necessidade de vários designers, montamos essa listinha pra você =)
Confira:

PIXABAY
Site com imagens incríveis e de ótima resolução, com um banco de centenas de milhares de fotos!
Existem alguns anúncios no site, mas podem ser removidos criando um login e compartilhando 10 fotos/trabalhos próprios para outros usuários também utilizarem. Estratégia muito legal para aumentar a quantidade de arquivos disponíveis.

RGBSTOCK
O site tem uma grande coleção de fotos em alta resolução. Apesar de requerer registro para fazer o download do conteúdo, o processo é bem rápido. Tem também uma busca funcional, possibilitando a utilização de filtros e categorias para facilitar ainda mais encontrar a imagem perfeita.

FREE IMAGES
Já foi um grande conhecido por seus antigos nomes (sxc.hu, stock.XCHNG). Com certeza um dos maiores sites da categoria.
É do mesmo grupo de sites pagos como Getty Images e iStock, por isso todas as buscas realizadas trarão também resultados desses sites pagos e os resultados gratuitos ficam logo abaixo.

FLICKR
Flickr? Como assim? Não é um site onde os fotógrafos mostram suas fotos?
Exato! Flickr é a mais tradicional rede de fotógrafos em atividade. Novos chegaram e antigos já se foram, mas o Flickr continua forte. Vários fotógrafos optam por compartilhar seus trabalhos gratuitamente. Ao buscar uma foto, podemos definir isso como um filtro e encontrar apenas trabalhos publicados na licença Creative Commons.
Para fazer essa busca avançada, pode usar o link https://www.flickr.com/search/advanced/ e na última parte ativar tanto a parte “Busque apenas no conteúdo licenciado pelo Creative Commons” quanto as opções abaixo, dependendo se seu trabalho será uma adaptação ou de uso comercial.

MORGUEFILE
Um site muito prático e com uma boa quantidade de fotos e sem a necessidade de login para download. Uma das coisas boas dele é um mecanismo de busca bem legal, baseado em filtros e categorias.

STOCKVAULT
Apesar de não ser um dos maiores, tem ótimas fotos, assim como outras coisas úteis como templates, vetores, texturas e planos de fundo… MAS… A grande desvantagem é que essas fotos não tem a licença estendida para uso comercial, apenas pessoal. Ou seja, não utilize para clientes ou para fins lucrativos.

UNPROFOUND
Boas fotos, sem a necessidade de registro para baixar e sem anúncios!
Bom né? Mas assim como o anterior, cuidado com as licenças atribuídas para as imagens que irá encontrar aqui, não é recomendável para usar em trabalhos para clientes ou fins lucrativos também.
Bônus: buscadores de imagens gratuitas

EVERYSTOCKPHOTO
Os 7 sites já foram e espero que tenham gostado. Mas não é sempre que podemos nos dar ao luxo de procurar em tantos bancos assim, separadamente. Esse site então poderá lhe ajudar de maneira mais rápida, fazendo a busca em diversos bancos de imagens gratuitos.
CC SEARCH
Creative Commons vai ser a licença mais utilizada para conteúdo livre para uso e com essa busca avançada, desenvolvida pela própria instituição criadora desse tipo de licença, você poderá buscar conteúdo em diversos sites parceiros.

GOOGLE IMAGES
O Google tem ótimas opções de busca avançada também nas imagens. Essas opções estão dentro de “Ferramentas de pesquisa”, lá você poderá procurar apenas por imagens em alta resolução, na cor e formato de arquivo desejado. E o mais importante para esse artigo, a opção de filtro de licença.
No lugar de “Sem filtro de licença” use “Marcadas para reutilização com modificação” e tenha acesso a fotos de diversos sites que compartilharam esse conteúdo gratuitamente.
Essa é mais uma lista que não tem a intenção de listar por ordem de preferência, mas apenas alguns dos sites que com certeza poderão ajudar em diversos momentos =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos Leitores

Adoro ler seus comentários, são muito bem-vindos. Vamos atentar para a elegância do nosso discurso:

Não serão publicados comentários com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam.
Vamos escrever sem agredir a língua pátria e sem ofender os outros, aqui é espaço para a discussão de idéias.
Obrigado!
Roberto Alves

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens recentes

Mapa de Salvador