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Exercícios

BRASIL COLÔNIA
01. (Fuvest-SP) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.

02. (UFMG) Leia o texto.
“A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)."
(GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.)

A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
a) A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
b) A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
c) A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
d) A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.
e) Os signos e símbolos dos nativos da costa marítima eram homogêneos.

03. (Fuvest-SP) A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se
em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor."
(Stuart B. Schwartz, Segredos internos.)
A partir do texto pode-se concluir que
a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.
b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.
c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.
d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.
e) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII.

04. (UFMG) Todas as alternativas apresentam fatores que explicam a primazia dos portugueses no cenário dos grandes descobrimentos, exceto
a) a atuação empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica.
b) a localização geográfica de Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o restante do continente.
c) a presença da fé e o espírito da cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar os povos chamados "infiéis".
d) o aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno.

05. (FESO-RJ) "O governo-geral foi instituído por D. João III, em 1548, para coordenar as práticas colonizadoras do Brasil. Consistiriam estas últimas em dar às capitanias hereditárias uma assistência mais eficiente e promover a valorização econômica e o povoamento das áreas não ocupadas pelos donatários."
(Manoel Maurício de Albuquerque. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 180.)
As afirmativas abaixo identificam corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de:
a) Estimular e realizar expedições desbravadoras de regiões interiores, visando, entre outros aspectos, à descoberta de metais preciosos.
b) Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras.
c) Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas.
d) Regular as alianças com tribos indígenas, controlando e limitando a ação das ordens religiosas, em especial da Companhia de Jesus.
e) Organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem.

06. (UNISO) Durante a maior parte do período colonial a participação nas câmaras das vilas era uma prerrogativa dos chamados "homens bons", excluindo-se desse privilégio os outros integrantes da sociedade. A expressão "homem bom" dizia respeito a:
a) homens que recebiam a concessão da Coroa portuguesa para explorar minas de ouro e de diamantes;
b) senhores de engenho e proprietários de escravos;
c) funcionários nomeados pela Coroa portuguesa para exercerem altos cargos administrativos na colônia;
d) homens considerados de bom caráter, independentemente do cargo ou da função que exerciam na colônia.

07. (UNAERP-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro.
Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:

a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias.
d) d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das sesmarias.

08. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção que caracteriza a economia colonial estruturada como desdobramento da expansão mercantil européia da épaca moderna.
a) A descoberta de ouro no final do século XVII aumentou a renda colonial, favorecendo o rompimento dos monopólios que regulavam a relação com a metrópole.
b) O caráter exportador da economia colonial foi lentamente alterado pelo crescimento dos setores de subsistência, que disputavam as terras e os escravos disponíveis para a produção.
c) A lavoura de produtos tropicais e as atividades extrativas foram organizadas para atender aos interesses da política mercantilista européia.
d) A implantação da empresa agrícola representou o aproveitamento, na América, da experiência anterior dos portugueses nas suas colônias orientais.
e) A produção de abastecimento e o comércio interno foram os principais mecanismos de acumulação da economia colonial.

09. (UFRJ) "(...) meu coração estremece de infinita alegria por ver que a terra onde nasci em breve não será pisada por um pé escravo.
(...) Quando a humanidade jazia no obscurantismo, a escravidão era apanágio dos tiranos; hoje, que a civilização tem aberto brecha nas muralhas da ignorância e preconceitos, a liberdade desses infelizes é um emblema sublime (...).
Esta festa é a precursora de uma conquista da luz contra as trevas, da verdade contra a mentira, da liberdade contra a escravidão."
(ESTRELLA, Maria Augusta Generoso e Oliveira. "Discurso na Sessão Magna do Clube Abolicionista", 1872, Arquivo Público Estadual, Recife-PE.)
A escravidão está associada às diversas formas de exploração e de violência contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes escravocratas, registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e ações cotidianas, homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição, proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e políticos que, a médio e longo prazos, influíram na superação dessa modalidade de trabalho.
a) Cite duas formas de resistência dos negros contra o regime da escravidão ocorridas no Brasil.
b) Explique um fator que tenha contribuído para a transição para o trabalho livre no Brasil no século XIX.

10. (Cesgranrio-RJ) "O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:
a) a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.
b) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
c) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
d) as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
e) o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.

11. (UFMG) "Restituídas as capitanias de Pernambuco ao domínio de Sua Majestade, livres já dos inimigos que de fora as vieram conquistar, sendo poderosas as nossas armas para sacudir o inimigo, que tantos anos nos oprimiu, nunca foram capazes para destruir o contrário, que das portas adentro nos infestou, não sendo menores os danos destes do que tinham sido as hostilidades daqueles."
("Relação das guerras feitas aos Palmares de Pernambuco no tempo do Governador D. Pedro de Almeida, de 1675 a 1678", citado por CARNEIRO, Edson. Quilombo dos Palmares. 2.ed. São Paulo: CEN, Col. Brasiliana, 1958. v.302.)
O texto faz referência tanto às invasões holandesas ("... dos inimigos que de fora as vieram conquistar")
quanto ao quilombo de Palmares (“... o contrário, que das portas adentro nos infestou").
O quilombo de Palmares, núcleo de rebeldia escrava no Nordeste brasileiro, alcançou considerável crescimento durante o período de ocupação holandesa em Pernambuco. Mesmo após a expulsão dos invasores estrangeiros pela população local, o quilombo resistiu a inúmeros ataques de tropas governistas.
a) Apresente uma razão para a ocupação holandesa do Nordeste brasileiro.
b) Explique, com base em um argumento, a longa duração de Palmares.

12. (UEL-PR) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) ocupação das áreas litorâneas
b) expulsão do assalariado do campo
c) formação e exploração dos minifúndios
d) fixação do escravo na agricultura
e) expansão para o interior

13. (Cesgranrio-RJ) A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia.
As afirmações abaixo relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.
1) No vale amazônico, o extrativismo vegetal – as drogas do sertão – e a captura de índios atraíram os colonizadores.
2) A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
3) O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
4) A zona missioneira no Sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
5) O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão-de-obra para a expansão da lavoura.
As afirmações corretas são:
a) somente 1, 2 e 4.
b) somente 1, 2 e 5.
c) somente 1, 3 e 4.
d) somente 2, 3 e 4.
e) somente 2, 3 e 5.

14. (Unicamp-SP) O escravo no Brasil é geralmente representado como dócil, dominado pela força e submisso ao senhor. Porém, muitos historiadores mostram a importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores sentiram diante dos quilombos, insurreições, revoltas, atentados e fugas de escravos.
a) Descreva o que eram os quilombos.
b) Por que a metrópole portuguesa e os senhores combateram os quilombos, as revoltas, os atentados e as fugas de escravos no período colonial brasileiro?

15. (Cesgranrio-RJ) A expansão da colonização portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar:
a) o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas.
b) a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) o bandeirismo paulista, que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do planalto central.
d) a expansão da lavoura da cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional.
e) as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.

16. (Fuvest-SP) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que
a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.
b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.
d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.
e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.

17. (UFMG) Em 1703, Portugal assinou com a Inglaterra o tratado de Methuen. A assinatura desse tratado teve implicações profundas para as economias portuguesa e inglesa.
a) Apresente a situação em que se encontrava Portugal na época da assinatura do tratado.
b) Cite a principal cláusula do tratado de Methuen.
c) Apresente 2 (duas) implicações fundamentais desse tratado para a economia portuguesa.
d) Apresente a implicação fundamental desse tratado para a economia inglesa.

18. (UFMG) Leia o texto. Ele refere-se à capitania de Minas Gerais no século XVIII.
"... ponderando-se o acharem-se hoje as Vilas dessa Capitania tão numerosas como se acham, e que sendo uma grande parte das famílias dos seus moradores de limpo nascimento, era justo que somente as pessoas que tiverem esta qualidade andassem na governança delas, porque se a falta de pessoas capazes fez a princípio necessária a tolerância de admitir os mulatos aos exercícios daqueles oficias, hoje, que tem cessado esta razão, se faz indecoroso que eles sejam ocupados por pessoas em que haja semelhante defeito..."
(D. João, Lisboa, 27 de janeiro de 1726.)
No trecho dessa carta, o rei de Portugal refere-se à impropriedade de os mulatos continuarem a exercer o cargo de
a) governador, magistrado escolhido entre os "homens bons" da colônia para administrarem a capitania.
b) intendente das minas, ministro incumbido de controlar o fluxo de alimentos e do comércio.
c) ouvidor, funcionário responsável pela administração das finanças e dos bens eclesiásticos.
d) vereador, membro do Senado da Câmara, encarregado de cuidar da administração local.

19. (PUC-SP) "Eu a Rainha faço saber:
Que devido ao grande número de fábricas e manufaturas, que desde alguns anos tem se difundido em diferentes capitanias do Brasil, com grave prejuízo da cultura e da lavoura e da exploração das terras minerais daquele continente; porque havendo nele falta de população é evidente que quanto mais se multiplicar o número de fabricantes, mais diminuirá o de cultivadores e menos braços haverá...
Hei por bem ordenar que todas as fábricas e manufaturas... (excetuando-se as que tecem fazendas grossas de algodão) sejam extintas e abolidas em qualquer parte dos meus domínios no Brasil."
(Alvará de 5/1/1785.)
No final do século XVIII, ampliam-se as restrições e proibições impostas pela metrópole portuguesa ao desenvolvimento das atividades econômicas na colônia. O texto reproduzido acima, baixado por D. Maria I, rainha de Portugal, contém aspectos dessa política de restrições. Leia com atenção o texto e a seguir:
a) identifique a restrição central nele imposta;
b) destaque e comente um argumento usado no texto para justificar tal medida.



GABARITO
01. E
02. A
03. D
04. B
05. E
06. B
07. C
08. C
09. a) Uma forma de resistência era a fuga e a posterior organização em quilombos; outra era a simples passividade perante o trabalho e o não-enfrentamento com o senhor, levando o escravo algumas vezes ao suicídio.
b) Um fato foi o fim do tráfico negreiro em 1850 (Lei Eusébio de Queirós), levando ao lento processo de diminuição da população de escravos.
10. A
11. a) Os holandeses atacaram o Nordeste brasileiro em decorrência do embargo açucareiro decretado por Filipe II, rei da Espanha e, nos termos da União Ibérica de 1580 a 1640, também rei de Portugal.
b) A longa duração de Palmares é, em grande parte, fruto do longo conflito com os holandeses em Pernambuco (1630-54). Apesar de um período de apaziguamento, os atritos entre holandeses e portugueses ou brasileiros estimulavam as fugas de escravos e contribuíam para o fortalecimento do quilombo.
12. E
13. C
14. a) Os quilombos eram aldeamentos de negros fugitivos.
b) Porque a simples existência de quilombos representava uma forma de subversão da ordem econômica brasileira, impedindo eventualmente que a colônia cumprisse sua função perante a metrópole.
15. B
16. E
17. a) Portugal encontrava-se em decadência econômica, após o malfadado período da União Ibérica (até 1640) e o rompimento das relações com os holandeses.
b) A principal cláusula do tratado de Methuen é aquela que abre Portugal para as importações de tecidos ingleses e, em troca, a Inglaterra se abre para os vinhos portugueses.
c) A partir da assinatura do tratado, a economia portuguesa abre-se para as importações de tecidos ingleses, arrasando o pequeno setor têxtil português e condenando o país à especialização agrícola, mais especificamente à produção de vinhos.
d) O tratado garantiu para a Inglaterra o controle sobre o mercado português e, conseqüentemente, sobre o brasileiro.
18. D
19. a) O alvará de 1785 basicamente restringe a instalação de manufaturas no Brasil e obriga o fechamento das já existentes.
b) O principal argumento utilizado é a escassa mão-de-obra brasileira, que seria mais bem aproveitada na lavoura e na mineração. O argumento é falso, já que tanto a atividade mineradora quanto a lavoura tradicional (açucareira) encontravam-se em franca decadência. O verdadeiro interesse português era a necessidade de garantir o monopólio metropolitano sobre os manufaturados.



Crise do Antigo Sistema Colonial

AMÉRICA ESPANHOLA

01) “Criollos” e “Chapettones” eram respectivamente: 
a) Os espanhóis e os mestiços.
b) Os naturais da América e os espanhóis.
c) Os mestiços e os precursores da independência. 
d) Espanhóis e Portugueses
d) Nenhuma delas é correta.

02) São causas internas da independência dos países Latino-Americanos, EXCETO: 
a) As condições sociais das colônias.
b) A imprensa e as universidades.
c) As pressões contra os naturais da terra.
d) A atuação dos “cabildos”.
e) O abrandamento dos impostos.

03) Dos fatores abaixo, qual não contribui para a independência das colônias espanholas da América?
a) A ação de Napoleão na Espanha.

b) A rivalidade entre “criollos” e “chapettones”.
c) O exemplo fornecido pelos Estados Unidos.
d) A rigidez do Pacto Colonial.
e) A ajuda prestada pela Inglaterra à Espanha, na repressão aos revolucionários.

04) Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola. 
a) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
b) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
d) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.

BRASIL

01) E, 1992, completam-se 200 anos de morte de Tiradentes. Preso e enforcado, ele afirmou que “(...) o fato de ser alferes influiu para transformar-se em conspirador, levado a tanto que fui apenas pelas injustiças que sofri, preterido sempre nas promoções e que tinha direito. Uni as minhas amarguras às do povo que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim.”
( Autos da Devassa)
A “idéia de libertação” , presente no movimento da Inconfidência Mineira, refere-se:

a) Ao término do recrutamento militar obrigatório.
b) Ao fim do domínio dos grandes proprietários rurais.
c) À liqüidação dos preconceitos raciais no Brasil.
d) A decretação do fim da escravidão no Brasil.
e) À emancipação do Brasil em relação ao domínio português.

02) Assinale a alternativa que apresenta uma transformação decorrente da vinda da família real para o Brasil.
a) Formação de novos parceiros comerciais, em situação de equilíbrio, decorrente da aplicação de novas taxas alfandegárias estabelecidas nos Tratados de Amizade e Comércio. 

b) Fechamento cultural, devido às Guerras Napoleônicas, provocado pela dificuldade de intercâmbio com a França, país que era então berço da cultura iluminista ocidental.
c) Mudança nas formas de sociabilidade, especialmente nos núcleos urbanos da região centro-sul, devido aos novos costumes trazidos pela Corte e imitados pela população.
d) Diminuição da produção de gêneros para abastecimento do mercado interno, devido ao aumento significativo das exportações provocado pela Abertura dos Portos. 
e) decretação do fim da escravidão no Brasil.

03) NÃO faz parte das obrigações do Tratado de 1810 a: 
a) Redução tarifária para produtos ingleses.
b) Não permissão da Inquisição no Brasil
c) Limitação Gradual do tráfico.
d) Eleição de juizes ingleses para súditos ingleses.
e)Uniformidade tarifária para o comércio.

04) É conseqüência imediata da revolução Constitucionalista do Porto de 1820:

a) Rompimento das relações entre Inglaterra e Portugal.
b) Elevação do Brasil à categoria de Reino Unido.
c) Estabelecimento da República em Portugal.
d) Fim do reinado de D. João VI.
e) Retorno de D. João VI à Portugal.

05) No processo de emancipação política do Brasil, o período compreendido entre 1810 a 1827 se caracteriza: 
a) Pela organização do Estado Brasileiro e exclusão dos portugueses da direção do Estado.
b) Pela entrada direta e afirmação dos interesses do capitalismo inglês emergente ligados à Revolução Industrial.
c) Por conflitos separatistas apoiados por nações estrangeiras interessadas no desmembramento do país.
d) Por uma seqüência de medidas econômicas visando mudar a antiga estrutura colonial-latifúndio, monocultura, escravidão.
e) Pela diversificação das atividades econômicas, sobretudo manufatureiros, devido à quebra do colonial.

06) A emancipação política no Brasil não se limita ao “Grito do Ipiranga” em 07 de setembro de 1822. Deve, ao contrário, ser compreendida como um processo. São fatores que explicam a emancipação política do Brasil, EXCETO: 

a) Ao interesse da burguesia inglesa de alcançar livremente o mercado brasileiro.
b) O anseio dos grandes proprietários coloniais de romper com o exclusivo metropolitano.
c) A expansão napoleônica na Europa, forçando a transferência da Corte portuguesa para a colônia.
d) A divulgação das idéias liberais, que no Brasil assumiram um caráter anticolonialista
e) A pressão exercida pelos escravos no sentido de se abolir a escravidão no país.

07) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre a Independência do Brasil, EXCETO: 
a) A crença no liberalismo de D. Pedro I e a expectativa positiva quanto a uma constituição brasileira estavam presentes em 1822.
b) A declaração de independência estavam diretamente relacionada às determinações das Cortes de Lisboa enviadas a D. Pedro.
c) A ideologia monárquica enraizada fez com que o povo e os políticos apoiassem o príncipe.
d) As idéias do federalismo era mais importante para os radicais do que a defesa da República.
e) A participação popular determinou os rumos da constituição do novo Estado Nacional.


GABARITO A Crise do Antigo Sistema Colonial
América Espanhola:
01 - B
02 - E
03 - E
04 - B

Brasil:
01 - E
02 - C
03 - E
04 - E
05 - B
06 - E
07 - E

Questões sobre 1ª e 2ª Guerras Mundiais e Revolução Russa





1ª GUERRA MUNDIAL
“As rivalidades interimperialistas, a conseqüente exacerbação dos nacionalismos e a formação de sistemas de alianças militares foram os fatores que originaram a Primeira Guerra Mundial. Ao final dos combates a Europa teria suas fronteiras políticas reformuladas através de tratados de paz que se constituíram no embrião da Segunda Guerra Mundial”.

1.    Em relação às causas da Guerra é correto afirmar:
a)     Até a segunda metade do séc. XIX, as nações imperialistas não conseguiram acumular riquezas o que gerou a rivalidade entre elas.
b)    A disputa por mercados consumidores gerou a rivalidade entre as nações imperialistas.
c)     Os EUA invadiram a Alemanha, iniciando assim a guerra.
d)    A abolição do trabalho servil.
e)     A discordância, entre os países capitalistas, em ajudar aos países subdesenvolvidos.
2.    O que foi a Paz Armada?
a)     Período de desarmamento das potências.
b)    Período de acordos de paz entre as potências.
c)     Período em que as potencias preocuparam-se em fortalecer o exército e a marinha.
d)    Fase de utilização de máquinas no campo.
e)     Período de confraternização entre as potências.
3.    Os EUA entraram na guerra ao lado da Tríplice Entente. Assinale a alternativa que explica as principais razões de sua decisão:
a)     Pretendiam derrotar a Tríplice aliança, constituída de países socialistas.
b)    Consideravam que o Império Alemão era uma ameaça ao regime democrático na Europa.
c)     Temiam não recuperar os empréstimos realizados aos ingleses e franceses e pretendiam assegurar o equilíbrio entre as potencias européias.
d)    Pretendiam conquistar colônias alemãs na África e na Ásia.
e)     Queria ganhar novos mercados.

REVOLUÇÃO RUSSA
“A Rússia estava encravada entre a Europa e a Ásia não só geograficamente, mas também do ponto de vista social e histórico. Diferenciava-se da Europa ocidental, sem confundir-se contudo com o Oriente asiático, ainda que se aproximasse de um e outro continente nos distintos momentos de sua história, em um outro aspecto. O Oriente impôs o jugo tártaro, elemento importantíssimo na formação e estrutura do Estado russo. O Ocidente era um inimigo muito mais temível; mas, ao mesmo tempo, um mestre. A Rússia não podia assimilar as formas do Oriente, compelida como se encontrava a defender-se constantemente da pressão econômica e militar do Ocidente.” (Leon Trotski.)

4.    A disputa pelo poder na União soviética entre Trotski e Stálin, após a morte de Lênin, em 1924, teve como eixo a discussão sobre:
a)     A expansão ou não da revolução socialista mundial como forma de consolidar internamente o regime.
b)    A questão da autonomia das nacionalidades da Rússia Branca.
c)     As propostas de priorizar os investimentos sociais sobre as necessidades da industrialização.
d)    A extinção dos planos qüinqüenais, sobretudo os relativos à coletivização.
e)     O poder dos sovietes de soldados e camponeses na administração provincial.

5.    Que acontecimento ficou conhecido como Domingo Sangrento?
a)     A primeira participação da Rússia na 1ª Guerra Mundial.
b)    O massacre de vários prisioneiros de guerra alemães.
c)     O massacre de cerca de 200.000 pessoas em São Petersburgo, pelas tropas do Czar Nicolau II.
d)    A disputa de poder entre Trotski e Stálin.
e)     NDA.
6.    Quais eram as reais condições sociais que a Rússia enfrentava antes da Revolução de 1917?
a)     Economia rural estagnada, o campesinato faminto e inquieto, além do crescimento do proletariado, que iniciava as primeiras greves baseando-se em ideais socialistas.
b)    Economia industrial forte e excelente condições de trabalho do proletariado.
c)     Estado democrático, com participação popular nas decisões do governo.
d)    Economia rural desenvolvida, proletariado satisfeito e boa distribuição de renda.
e)     NDA.

2ª GUERRA MUNDIAL
 “As operações militares da Segunda Guerra Mundial se estenderam da invasão da Polônia pela Alemanha nazista, a 1º de setembro de 1939, até a assinatura da rendição incondicional do Japão, em 2 de setembro de 1945, provocando 45 milhões de mortos, 35 milhões de feridos e 3 milhões de desaparecidos. Nessas operações militares se defrontaram as potências do Eixo e as potências Aliadas”.  
7.    Os países chamados “do Eixo”, durante a Segunda Guerra Mundial, eram:
a)     França, Holanda e Bélgica.
b)    Alemanha, Rússia e Itália.
c)     Estados Unidos, França e Inglaterra.
d)    Alemanha, Itália e Japão.
e)     Alemanha, França e Inglaterra.
8.    A Segunda Grande Guerra (1939-45), a partir de 7 de dezembro de 1941, adquiri um caráter mundial quando os:
a)     Os russos tomam a iniciativa de anexar o território dos Estados bálticos.
b)    Alemães invadem a região mediterrânea da África.
c)     Japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbor.
d)    Franceses, por determinação de Pétain, ocupam o sudeste da Ásia.
e)     Chineses cedem a maior parte do seu território às tropas do Eixo.

9.    Dentre as causas da Segunda Guerra Mundial, uma das mais importantes foi:
a)     O antagonismo entre a Alemanha e a União Soviética.
b)    A intensificação da propaganda nacionalista, em que uma das questões mais conflitantes era a do “corredor polonês”, opondo Áustria e Polônia.
c)     A necessidade de por um fim à expansão soviética cujo processamento na Europa centro-oriental representava uma ameaça à Alemanha nazista.
d)    O agravamento da competição pelos mercados mundiais, em decorrência dos efeitos da grande depressão.
e)     O Racismo Japonês.

10. Segundo um dos ocupantes do “Enola Gay”, cuja tripulação lançou a bomba atômica sobre Hiroxima, o cenário que se podia observar do céu, após o seu lançamento, era uma “espiada no inferno”. Como foi justificado esse episódio?
a)    Para que os EUA obtivessem a conquista do Pacífico.
b)    Durante a guerra fria, para impedir a supervalorização do nacionalismo.
c)    Porque o Japão firmou com a Alemanha e a Itália uma aliança, o Eixo.
d)   Como conseqüência direta do ataque a Pearl Harbor.
e)    Para apressar o fim da Segunda Guerra Mundial, e para servir de aviso à Rússia sobre o poderio nuclear dos EUA.

GABARITO
01. B
02. C
03. C
04. A
05. C
06. A
07. D
08. C

09. D
10. E

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