Aula sobre democracia
Objetivos
1) Compreender a diferença entre os elementos formais e substanciais de uma democracia;
2) Verificar a importância de as leis estarem acima dos agentes governamentais para o funcionamento da ordem democrática;
3) Verificar a necessidade de equilíbrio dos poderes numa sociedade democrática;
4) Entender o papel da sociedade civil no jogo democrático.
Estratégias
1) Leitura orientada dos textos Democracia (1), Democracia (2) e Liberalismo e Democracia. A leitura pode ser feita em casa. Posteriormente, os alunos trazem para a sala de aula suas dúvidas a respeito dos textos que leram e as expõem para os colegas, que, juntamente com o professor, deverão esclarecê-las;
2) Propor aos alunos a realização de um levantamento das características formais e substanciais da democracia, com a posterior elaboração de um quadro onde sejam colocadas em duas colunas paralelas os elementos típicos da forma e os da substância;
3) Desenvolver pesquisa sobre a origem da noção da necessidade de tripartição do poder e do equilíbrio entre os poderes;
4) Pesquisar também a função de cada um dos três poderes existentes numa democracia: Executivo, Legislativo e Juciário.
Atividades
1) Debater a democracia brasileira. Para os alunos, ela tem um caráter mais formal ou substancial? Por quê? Em que medida o reforço dos aspectos formais pode conduzir ao aprimoramento da democracia em termos substanciais no caso brasileiro?;
2) Debater o modo pelo qual os alunos -independentemente de já serem eleitores ou não- podem contribuir para o aperfeiçoamento da democracia no Brasil. O debate visa um resultado prático conforme se verá no próximo tópico;
3) A partir da discussão do tópico anterior, os alunos podem realizar alguma atividade que os comprometa com o aperfeiçoamento da democracia no país. Por exemplo, elaborar material de conscientização sobre questões fundamentais da democracia e distribui-lo entre outros alunos da escola, entre familiares e membros da comunidade escolar. É importante, porém, que a atividade surja da discussão dos alunos. Eles podem resolver fazer uma manifestação de protesto, um abaixo assinado a ser enviado a autoridades, etc.;
4) Simular um plebiscito em sala de aula sobre tema previamente escolhido pelos alunos;
5) Levar os alunos a assistir uma sessão do órgão legislativo do município onde a escola se localiza, de vez que grande parte dessas sessões são públicas. Nesse caso, propor posteriormente que cada aluno faça uma redação contando em que essa experiência serviu para esclarecê-lo sobre o funcionamento da democracia.
Sugestão
O texto Roma antiga (4): a organização do governo republicano por uma testemunha ocular, no caso o historiador Políbio, é uma leitura complementar que vale a pena ser feita, uma vez que ele destaca o equilíbrio dos poderes na República romana, o que permite estabelecer um contraponto com as democracias atuais.
Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3907u12.jhtm
Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3907u12.jhtm
Brasil - o começo de tudo
Conteúdo
História das relações sociais, da cultura e do trabalho
História das relações sociais, da cultura e do trabalho
Objetivos
- Conhecer sociedades que viviam aqui antes de 1500.
- Entender as relações sociais e políticas de comunidades que habitavam a Amazônia central, a ilha de Marajó, o alto Xingu os sambaquis litorâneos.
- Valorizar as tecnologias e os modos de vida desses povos.
Conteúdos específicos
- Sociedades pré-históricas do Brasil.
- Relações sociais e políticas.
- Tecnologias e modos de vida.
- Conhecer sociedades que viviam aqui antes de 1500.
- Entender as relações sociais e políticas de comunidades que habitavam a Amazônia central, a ilha de Marajó, o alto Xingu os sambaquis litorâneos.
- Valorizar as tecnologias e os modos de vida desses povos.
Conteúdos específicos
- Sociedades pré-históricas do Brasil.
- Relações sociais e políticas.
- Tecnologias e modos de vida.
Mais
sobre pré-história
Vídeo
- O Brasil antes do Brasil
Ano
6º e 7º
Tempo estimado
Três aulas
Material necessário
Mapa do Brasil, sites (Arqueologia Brasileira) e livros (Arqueologia da Amazônia e Brasil Rupestre) com texto e imagens sobre sociedades antigas.
6º e 7º
Tempo estimado
Três aulas
Material necessário
Mapa do Brasil, sites (Arqueologia Brasileira) e livros (Arqueologia da Amazônia e Brasil Rupestre) com texto e imagens sobre sociedades antigas.
Desenvolvimento
1ª etapa Leia com a classe textos sobre Arqueologia e sociedades pré-históricas do Brasil. Mostre imagens de objetos de pedra, ossos e cerâmica utilizados por elas e pergunte como eram feitos e usados. Diga que o arqueólogo encontra peças como essas e define seu tempo de existência. Pergunte sobre a provável idade do material mostrado e peça um relato sobre o que foi aprendido.
2ª etapa Divida a turma em grupos de seis e peça que cada um pesquise sobre um dos povos propostos e os artefatos que produzia. A idade da sociedade, onde ficava e como se extinguiu devem ser mencionados. Monte um quadro com os seguintes itens: região geográfica, alimentação, moradia, objetos, rituais, hierarquia. Os grupos devem preencher os tópicos com informações da sociedade estudada e comparar o levantamento feito na aula anterior com a pesquisa. Oriente os grupos e peça que preparem uma apresentação com cartazes.
3ª etapa Na hora do seminário, pendure um mapa do Brasil no quadro para os grupos localizarem a região habitada pela civilização a ser descrita. Cada aluno do grupo deve abordar um item do relatório feito. Durante as falas, pergunte se terrenos, matas, rios e praias eram como agora, o que pode ter mudado e por quê. Fale sobre a diversidade das populações atuais e que influências receberam das antigas. Proponha que todos anotem as informações sobre os povos apresentados pelos colegas num quadro igual ao já trabalhado. Elas facilitam examinar a diversidade dos povos. Peça que cada aluno escreva por que registrou as informações, como imaginava os antigos povos e o que descobriu. Como lição de casa, eles devem comparar sua pesquisa com a de outra sociedade e fazer um relatório.
Avaliação
Avalie os textos dos grupos e observe que categorias de comparação foram utilizadas, assim como semelhanças e diferenças elencadas.
1ª etapa Leia com a classe textos sobre Arqueologia e sociedades pré-históricas do Brasil. Mostre imagens de objetos de pedra, ossos e cerâmica utilizados por elas e pergunte como eram feitos e usados. Diga que o arqueólogo encontra peças como essas e define seu tempo de existência. Pergunte sobre a provável idade do material mostrado e peça um relato sobre o que foi aprendido.
2ª etapa Divida a turma em grupos de seis e peça que cada um pesquise sobre um dos povos propostos e os artefatos que produzia. A idade da sociedade, onde ficava e como se extinguiu devem ser mencionados. Monte um quadro com os seguintes itens: região geográfica, alimentação, moradia, objetos, rituais, hierarquia. Os grupos devem preencher os tópicos com informações da sociedade estudada e comparar o levantamento feito na aula anterior com a pesquisa. Oriente os grupos e peça que preparem uma apresentação com cartazes.
3ª etapa Na hora do seminário, pendure um mapa do Brasil no quadro para os grupos localizarem a região habitada pela civilização a ser descrita. Cada aluno do grupo deve abordar um item do relatório feito. Durante as falas, pergunte se terrenos, matas, rios e praias eram como agora, o que pode ter mudado e por quê. Fale sobre a diversidade das populações atuais e que influências receberam das antigas. Proponha que todos anotem as informações sobre os povos apresentados pelos colegas num quadro igual ao já trabalhado. Elas facilitam examinar a diversidade dos povos. Peça que cada aluno escreva por que registrou as informações, como imaginava os antigos povos e o que descobriu. Como lição de casa, eles devem comparar sua pesquisa com a de outra sociedade e fazer um relatório.
Avaliação
Avalie os textos dos grupos e observe que categorias de comparação foram utilizadas, assim como semelhanças e diferenças elencadas.