links úteis

domingo, 6 de setembro de 2015

Como usar o tempo dos estudantes na sala de aula para ampliar as possibilidades de aprendizagem respeitando os ritmos individuais?

Sala de aula invertida: método de ensino + tecnologia
Karen Sasaki | Doutora, professora e gestora acadêmica da Unijorge

Retirado do site: http://www.atarde.uol.com.br/opiniao/noticias/1640034-sala-de-aula-invertida-metodo-de-ensino--tecnologia-premium

As principais teorias de aprendizagem (behaviorismo, construtivismo e cognitivismo) não estão conseguindo responder à recente dinâmica que envolve a sala de aula contemporânea com a imersão de estudantes no mundo tecnológico. Como professores, percebemos que nossas aulas concorrem com a distração em redes sociais via smartphones, bem como podemos ser desafiados pelos estudantes que acessam o Google enquanto problematizamos uma discussão.
Temos uma nova configuração de sala de aula com utilização de tecnologia independente do seu uso pelo professor. A sala de aula tradicional, com modelo centrado no professor, ainda existe, mas é importante desistir de reproduzir uma prática que tende a confrontar com a realidade de jovens e adultos.
Uma tendência na educação é a sala de aula invertida, um conceito criado em 2007 por dois professores que disponibilizavam suas aulas em PowerPoint narrado com voz para reposição de aulas de estudantes que eventualmente se ausentavam. A iniciativa de reposição superou as expectativas dos alunos ausentes que conseguiram aproveitamento curricular satisfatório, popularizou a dinâmica na escola com o sucesso de aprendizagem e motivação dos estudantes, e chegou às salas de aula da Universidade de Harvard como estratégia de aprendizagem inovadora.
Essa estratégia de aprendizagem funciona da seguinte forma: o professor seleciona recursos audiovisuais (ou cria através de tablets e computadores) que podem ser acessados, inclusive, por celulares; disponibiliza a aula previamente para os estudantes com o objetivo de aprendizagem estruturado, invertendo a lógica de acesso ao conteúdo. Diferente da lógica tradicional na qual o estudante tem acesso ao conteúdo apenas durante a aula e depois aprofunda por iniciativa própria, na sala de aula invertida o aluno tem acesso aos conceitos fundamentais antes do encontro com o professor. Durante a aula é oportunizado espaço para aprofundamento e prática do conhecimento teórico com a criação de grupos de discussão e socialização.

Depois, os recursos audiovisuais continuam disponíveis para revisão, consulta dos estudantes e verificações de aprendizagem.
A essência da prática da sala de aula invertida não é uma novidade e não é uma atividade que acarreta mais trabalho para o professor que já desenvolve suas estratégias de planejamento pedagógico.
Essência
Desenvolver atividades durante uma aula na qual o estudante já teve oportunidade de conhecer o conteúdo através de um recurso audiovisual otimiza o tempo do professor para ajudar os estudantes a compreender conceitos e receber retorno mais imediato. É importante também para diminuir a "frustração" daqueles que são tímidos ou que tenham um ritmo ou uma forma de aprendizagem diferente da média da sala de aula.
A sala de aula invertida tem feito sucesso por alguns motivos: se adapta ao perfil do estudante respeitando os seus ritmos e os interesses; aproxima da realidade de utilização de recursos tecnológicos em sala de aula; está alinhada com resultados de pesquisas que comprovam a eficácia de aprendizagem quando se tem acesso ao conteúdo previamente; bem como transforma a sala de aula num verdadeiro laboratório de aprendizagem.

Para o professor fica a reflexão: como usar o tempo dos estudantes na sala de aula para ampliar as possibilidades de aprendizagem respeitando os ritmos individuais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos Leitores

Adoro ler seus comentários, são muito bem-vindos. Vamos atentar para a elegância do nosso discurso:

Não serão publicados comentários com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam.
Vamos escrever sem agredir a língua pátria e sem ofender os outros, aqui é espaço para a discussão de idéias.
Obrigado!
Roberto Alves

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens recentes

Mapa de Salvador