DISCUSSÕES
SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA
E O ENSINO-APRENDIZAGEM
E O ENSINO-APRENDIZAGEM
Jean
Carlos Silveira
João Luiz Domingues Ribas
João Luiz Domingues Ribas
Retirado do Site: http://www.somatematica.com.br/
RESUMO
Este trabalho visa fazer uma
análise crítica das discussões sobre a Modelagem Matemática no processo de
ensino, relata os principais temas abordados durante o I EPMEM (Encontro
Paranaense de Modelagem no Ensino da Matemática) realizado na cidade de Londrina-PR.
durante os dias 14, 15 e 16 de outubro de 2004, pela Universidade Estadual de
Londrina (UEL).
As buscas de novas
metodologias de ensino da matemática devem ser constantes, no momento fala-se
muito sobre Modelagem Matemática, mas mesmo após quase vinte e cinco anos de
discussões e estudos ainda existem muitas dúvidas sobre a Modelagem Matemática,
na ocasião tivemos a oportunidade de debater juntamente com professores mestres
e doutores na área em questão sobre as dificuldades e os benefícios de trabalharmos
com a modelagem no ensino de nossos alunos.
Palavras-Chave: Metodologia de Ensino da Matemática, Modelagem
Matemática, Aplicações, cotidiano.
Segundo o prof. Dr. Dionísio
Burak UEPG – Ponta Grossa – PR, a Modelagem Matemática no Brasil começou a ser
trabalhada, na década de 80 na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP –
com um grupo de professores, em Biomatemática, coordenados pelo Prof. Dr.
Rodney Carlos Bassanezi- IMECC.
Em princípio, os estudos
envolviam modelos de crescimento cancerígenos. Também foi realizada uma
experiência com a Modelagem, pelo professor Rodney, com turma regular de
Engenharia de Alimentos, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, que
possuía programa definido. A experiência foi muito satisfatória.
Na educação brasileira a
Modelagem Matemática teve início com os cursos de especialização para
professores, em 1983, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava
- FAFIG, hoje Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.
Com o início do Programa de
Mestrado em Ensino de Matemática pela UNESP – Campus de Rio Claro, a Modelagem
angariou adeptos, pois a grande preocupação sentida consistia em encontrar
formas alternativas para o ensino de Matemática que trabalhassem ou que
tivessem a preocupação de partir de situações vivenciadas pelo aluno do ensino
de 1º e 2º graus, atualmente ensino Fundamental e Médio.
Os primeiros trabalhos
enfocando a Modelagem como uma alternativa para o Ensino de Matemática,
começaram a ser elaborados sob forma de dissertações e artigos, a partir de
1987. Em 1999 foi realizada a 1º Conferência Nacional.
DISCUSSÕES
SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA
E O ENSINO-APRENDIZAGEM
Devido ao grande avanço das
tecnologias informáticas muitas das atividades do nosso cotidiano passaram a
ser feitas por máquinas, com os computadores surgiu, por exemplo, a “Era da
Informática” onde as informações se difundiram em grande escala revolucionando
o modo de vida da humanidade.
Com essa “facilidade” que a
informática proporciona, houve uma desmatematização natural das pessoas em
geral, ocasionando deste modo, uma desvalorização dos conhecimentos
matemáticos, ou seja, para que decorar fórmulas ou teoremas, se no computador
elas já estão todas armazenadas?
Segundo o Prof. Dr. Jonei
Cerqueira Barbosa da Universidade Jorge Amado-Salvador, a matemática pode
servir como “poder para alguém” agindo como um instrumento de controle social,
pois afinal, os números governam o mundo, decisões são tomadas a partir de
fórmulas, de cálculos, de estatísticas, planejamentos de governo são decididos
através da matemática, decisões estas que afetam as vidas de todos aqueles que
a elas se submetem.
Neste sentido muitas pessoas
questionam sobre o papel da matemática na formação de nossos alunos, qual o
professor que nunca ouviu aquela velha pergunta que os alunos sempre fazem: “para
que serve esta matéria que eu estou aprendendo? ”
Talvez uma resposta para
esta questão possa ser a Modelagem Matemática, pois ela tem como objetivo
interpretar e compreender os mais diversos fenômenos do nosso cotidiano, devido
ao “poder” que a Modelagem proporciona pelas aplicações dos conceitos
matemáticos. Podemos descrever estes fenômenos, analisá-los e interpretá-los
com o propósito de gerar discussões reflexivas sobre tais fenômenos que cercam
nosso cotidiano.
O que é Modelagem Matemática?
Modelagem Matemática é acima de tudo
uma perspectiva, algo a ser explorado, o imaginável e o inimaginável.
A Modelagem Matemática é livre e
espontânea, ela surge da necessidade do homem em compreender os fenômenos que o
cercam para interferir ou não em seu processo de construção.
Ao trabalharmos Modelagem Matemática
dois pontos são fundamentais: aliar o tema à ser escolhido com a realidade de
nossos alunos e aproveitar as experiências extraclasse dos alunos aliadas à
experiência do professor em sala de aula.
Porque fazer Modelagem Matemática?
Podemos enumerar os diversos benefícios
de trabalharmos com Modelagem Matemática:
1) Motivação dos alunos e do próprio professor
1) Motivação dos alunos e do próprio professor
2) Facilitação da aprendizagem. O
conteúdo matemático passa a ter significação, deixa de ser abstrato e passa a
ser concreto.
3) Preparação para futuras profissões
nas mais diversas áreas do conhecimento, devido a interatividade do conteúdo
matemático com outras disciplinas.
4) Desenvolvimento do raciocínio,
lógico e dedutivo em geral.
5) Desenvolvimento do aluno como
cidadão crítico e transformador de sua realidade.
6) Compreensão do papel sociocultural da matemática, tornando-a assim, mais importante.
Como surgiram as grandes descobertas da humanidade?
6) Compreensão do papel sociocultural da matemática, tornando-a assim, mais importante.
Como surgiram as grandes descobertas da humanidade?
Surgiram da necessidade do homem em
resolver determinadas situações-problema do seu dia-a-dia.
Etnomatemática e Modelagem Matemática
Se a Modelagem Matemática procura
modelar um determinado fenômeno da realidade com o objetivo de compreender este
fenômeno a Etnomatemática se faz presente, pois ela trata de um conjunto de
saberes que um determinado grupo cultural possui com um objetivo em comum.
Qual o perfil de um professor que queira trabalhar com Modelagem Matemática?
Deve ser criativo, motivador e acima de
tudo deve assumir a postura de um mediador entre o saber comum e o saber
matemático, fazendo com que o aluno passe a ser um agente ativo no processo de
construção do saber.
A Modelagem Matemática é eficaz no Ensino Médio e Fundamental?
A Modelagem Matemática é eficaz no Ensino Médio e Fundamental?
A Modelagem Matemática é uma
metodologia alternativa para o ensino de Matemática que pode ser utilizada
tanto no ensino fundamental como no ensino médio. A partir de conceitos gerais,
procura –se mostrar a importância da Matemática para o conhecimento e
compreensão da realidade onde se vive. Uma forma de avaliar se a Modelagem
Matemática é eficiente no processo de ensino-aprendizagem é estabelecer um
paralelo entre o ensino tradicional e o ensino através da Modelagem Matemática,
abordando aspectos como a pedagogia adotada, a criatividade, o interesse pelo
estudo de Matemática, a motivação e entusiasmo por parte dos alunos, e a
avaliação do que eles realmente aprenderam com a Modelagem Matemática, levando
o professor a refletir sobre a sua metodologia de ensino da matemática.
É evidente que a Modelagem Matemática
não deve ser usada como uma única metodologia de ensino, o professor no
exercício das suas atividades, deve sempre procurar a melhor metodologia de
ensino da matemática, como por exemplo: jogos, brincadeiras, a história da
matemática, metodologia dos três momentos, resolução de problemas, enfim usar
todos os seus recursos para obter o melhor resultado possível no ensino da
matemática.
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