Sociedade Feudal
- Nobreza
- Clero
- Servos
A sociedade medieval apresentava apresentava ausência de ascensão social e quase inexistia mobilidade social. Como o clero e a nobreza comandavam a sociedade, era comum o clero criar justificativas religiosas para que os servos não contestassem a sociedade..
Divisão do trabalho do sevo para cada mês
de todos, a nobreza deveria proteger a todos e os servos deveriam trabalhar para sustentar a todos. Assim se justificava a exploração do servo e a necessidade dele seguir os designos da Igreja.
Era comum o servo, para obter as terras dentro do feudo do senhor feudal ou nobre, jurar fidelidade a esse senhor. Essa cerimônia era baseada na relação de suserania e vassalagem realizada entre suserano e vassalo. Ao jurar fidelidade um ao outro, o senhor se comprometia a proteger o servo. Porém, o servo deveria dar em troca um conjunto de obrigações que passaria para a História como obrigações servis: Analisemos cada uma dessas obrigações:
Corveia
O servo deveria prestar trabalho gratuito ao senhor feudal.Banalidade
Pagamento de uma taxa por utilizar os instrumentos do senhor feudal.Capitação
Imposto anual pago por cada indivíduo ao senhor feudal.Talha
Parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre.Heriot
Taxa paga pelo servo ao assumir o feudo no lugar de seu pai que veio a morrer.Haviam outras taxas que variavam de região para região. Assim, o servo vivia uma grande exploração que permitia o sustento do restante da populacão.
Fonte: www.saberhistoria.hpg.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos Leitores
Adoro ler seus comentários, são muito bem-vindos. Vamos atentar para a elegância do nosso discurso:
Não serão publicados comentários com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam.
Vamos escrever sem agredir a língua pátria e sem ofender os outros, aqui é espaço para a discussão de idéias.
Obrigado!
Roberto Alves