links úteis

terça-feira, 31 de maio de 2011

Os últimos dias de Hitler

Os últimos dias de Hitler
Retirado do Blog www.2guerra.com.br            

Albert Speer, Ministro de Armamentos e Produção de Guerra, era, possivelmente, o único membro do círculo de colaboradores do Führer que tinha visão meridiana dos acontecimentos e, o que é mais importante, sabia positivamente qual seria o desenlace do drama. Speer, com efeito, já no mês de março de 1945 percebera que a Alemanha perdera a guerra, e, a 15 do mesmo mês, pondo em risco a sua própria vida, fez com que Hitler tomasse conhecimento de sua opinião. A resposta de Hitler, estremecedora, não se fez esperar: "Se perdermos a guerra, a Alemanha inteira também perecerá." Aquelas palavras, atribuídas no momento a uma força de expressão, foram concretizadas, contudo, quatro dias mais tarde, a 19 de março. Nessa oportunidade, Hitler emitiu uma ordem que fez com que empalidecessem todos que dela tomaram conhecimento: tudo deveria ser destruído e incendiado; nada deveria cair em mãos do inimigo; pontes, diques, cidades, fábricas, estradas, depósitos, portos e navios, aviões e automóveis, tudo deveria ser destruído. A nação, conforme as palavras de Hitler, tinha demonstrado ser frágil e incapaz de superar os sofrimentos e privações de uma guerra; como conseqüência, deveria desaparecer.
O Ministro Speer, com uma clara visão da monstruosidade que implicava o plano de Hitler, repeliu os argumentos em pauta, manifestando que a Alemanha deveria sobreviver e seu povo recuperar o lugar que merecia no concerto dos nações civilizadas. A resposta do Führer foi terminante: a nação tinha demonstrado ser fraca, não merecia existir...

Seguidamente, entre os dias 19 e 23 de março, do Quartel-General de Hitler partiram, por todos os meios de comunicação possíveis, dezenas de ordens que dispunham a adoção de medidas para efetivar a política oficial de "terra arrasada". Speer, por seu lado, com o risco da própria vida, entrevistou-se com grande número de comandantes e responsáveis de diferentes lugares, interessando-os na sua idéia de salvar a indústria, as construções, as estradas, os portos e as riquezas da nação, numa suprema tentativa de legar às gerações que os sucedessem no poder as bases necessárias para a reconstrução da Alemanha.


13 de abril de 1945

Nesse dia uma notícia alterou a sombria atmosfera do abrigo do Führer. O Ministro da Propaganda, Goebbels, radiante, penetrou no recinto e, dirigindo-se a Hitler, lhe comunicou a morte de Roosevelt. Hitler, adepto da astrologia, tinha em sua mente uma predição formulada muitos anos antes, a qual lhe anunciava o desaparecimento de um de seus maiores inimigos e, em seguida, uma guinada favorável nas ações, até alcançar a vitória. A morte do presidente americano, em conseqüência, foi interpretada como um indício seguro da veracidade da profecia. Por algumas horas reinou, no abrigo, uma atmosfera de júbilo. Logo a seguir, entretanto, os fatos demonstraram que aquela alegria era totalmente infundada.


15 de abril de 1945

Nesse dia, o Führer emitiu uma ordem dramática. Seu texto dizia: "Soldados da frente leste... Pela última vez o mortífero inimigo judeu bolchevique passa ao ataque com as suas hordas. Tenta

destroçar a Alemanha e destruir nosso povo. Vós, soldados do leste, já conheceis o destino que ameaça... as mulheres alemães, as moças e as crianças. Os velhos e as crianças serão assassinados... Os demais irão para a Sibéria... Já esperávamos esse ataque e desde janeiro foi feito todo o possível para conseguir uma frente resistente. O inimigo enfrentará uma tremenda potência de artilharia defensiva. As perdas em nossa infantaria foram compensadas com inumeráveis unidades novas. As unidades de alarma, as recentes organizações e o Volkssturm estão reforçando a nossa frente. Desta vez os bolcheviques experimentarão o velho destino da Ásia; forçosamente hão de cair ante a capital do Reich alemão.

"Qualquer pessoa que não cumpra com o seu dever nestes momentos é um traidor de nosso povo. Qualquer regimento ou divisão que abandone sua posição deverá envergonhar-se ante as mulheres e crianças, que estão resistindo ao terrorismo dos bombardeios de nossa cidade. Tende muito cuidado, especialmente com estes poucos oficiais e soldados traidores que, para salvar as suas miseráveis vidas, lutarão contra nós, pagos que são pelos russos, talvez inclusive usando uniformes alemães. Quem quer que ordene a retirada, a não ser que o conheçais bem, deve ser aprisionado logo a seguir e, se for necessário, fuzilado no mesmo instante, seja qual for o seu posto. Se todos os soldados da frente leste cumprirem com seu dever nos próximos dias e semanas, a última avalancha da Ásia será detida ao mesmo tempo que fracassará finalmente a penetração do nosso inimigo do ocidente apesar de tudo.

"Berlim continuará sendo alemã; Viena será alemã de novo e a Europa nunca será russa.

"Jurai solenemente defender, não o conceito vazio de uma pátria, mas sim vossos lares, vossas esposas, vossos filhos e, assim, nosso futuro.

"Nesses instantes, todo o povo alemão está dependendo de vós, meus guerreiros do leste e só espero que, graças à vossa constância, ao vosso fanatismo, às vossas armas e à vossa mão, a avalancha bolchevique seja afogada no seu próprio sangue. No momento em que o destino faz desaparecer o maior criminoso de guerra de todos os tempos; decidir-se-á como esta guerra há de terminar."


20 de abril de 1945

Por volta do meio-dia de 20 de abril, o Führer abandonou o seu dormitório e reuniu-se com os chefes do movimento nazista. Era dia do seu aniversário e, como em todos os anos, receberia os cumprimentos e felicitações de seus íntimos. Encontravam-se ali, desde muito cedo, Goebbels, Bormann, Ribbentrop, Speer, Doenitz, Keitel, Jodl, Krebs e Himmler. Estavam rodeados pelos chefes de menor hierarquia, membros dos diferentes Estados-Maiores e oficiais que serviam na Chancelaria e no abrigo. Depois de apertar a mão dos presentes e escutar suas felicitações, o Führer abandonou o abrigo. Ali, no jardim da Chancelaria, aproximou-se lentamente de uma longa fila de homens e rapazes, alguns deles apenas adolescentes, que o esperavam em posição de sentido. Os presentes pertenciam a duas unidades; uma delas era a divisão Frundsberg, das SS; a outra, uma unidade das Juventudes Hitleristas.

Hitler percorreu a fila distribuindo apertos de mão, alguns sorrisos enfastiados e abraçando paternalmente aos mais jovens membros das Juventudes. Em seguida, pegando as cruzes de ferro, condecorou alguns soldados, entre os quais se achavam meninos de menos de quinze anos.

Depois se afastou, internando-se no abrigo. Seu passo era lento e vacilante. Seu aspecto, o de um homem vencido.

Em seguida começou a conferência militar. Krebs tomou a palavra, descrevendo, cruamente, a real situação de Berlim. A cidade, de fato, seria cercada em coisa de dias, talvez mesmo em horas. As esperanças diminuíam a cada minuto. Os meios de defesa escasseavam. A situação não poderia ser mais difícil.

Colocou-se em pauta a possibilidade de evacuar alguns organismos da defesa. Keitel e Jodl insistiram particularmente nesse ponto. Hitler, por sua vez, mostrava-se ainda otimista, negando-se a reconhecer que o situação era tão grave quanto o demonstravam os seus subordinados. Só num ponto concordou. Admitindo a possibilidade de que a Alemanha fosse dividida pelo avanço inimigo do leste e do oeste, o Führer decidiu que, nesse caso, a Alemanha do norte seria dirigida pelo Almirante Doenitz, e a Alemanha do sul, pelo Marechal-de-Campo Kesselring. Entretanto vários departamentos do governo foram autorizados a abandonar a capital. A permissão de evacuação, em realidade, chegava tarde. Muitos chefes, sem esperar ordens já tinham abandonado Berlim. Uns alegando ordens superiores; outros em viagens de inspeção. Eram muitos os que já se encontravam fora da capital. Numerosos automóveis, ostentando as insígnias do partido ou das forças armadas, saíam continuamente de Berlim, conduzindo altos chefes e suas famílias. Eram as últimas horas do regime, e aquela fuga assim o demonstrava aos olhos do povo que os via passar, velozmente, em caravanas de automóveis e caminhões carregados de móveis e caixotes.

Hitler, por sua vez, não sairia de Berlim. Assim o havia manifestado muitos vezes e assim o faria.

Ao Marechal Jodl, pouco antes, confessara: "Jodl, lutarei enquanto meus homens me acompanharem... Em seguida, me matarei... ".


21 de abril de 1945 (3 da madrugada)

Três horas depois da meio-noite do dia 20 de abril, começou a conferência no abrigo de Hitler.

Hitler foi breve. Sóbrio, desanimado, demonstrando seu abatimento, mencionou a traição de que tinha sido alvo. Alguns dos seus ouvintes o interromperam, perguntando, em voz baixa, se realmente "considerava ter sido traído". A resposta de Hitler foi imediata: "Os fracassos no leste são causados exclusivamente pela traição..."

O silêncio dos presentes foi a resposta mais eloqüente. O abatimento de Hitler parecia ter-se comunicado a seus homens. Ninguém protestou. Sem falar, os presentes se retiraram da sala.

Um deles se retardou, voluntariamente. Era o General Dethleffsen. Olhando fixamente Hitler, o alto chefe militar lhe disse: "Meu Führer... ainda estamos em tempo de conseguir solução no nível diplomático...". O caudilho nazista, em voz baixa, o que não lhe era próprio, respondeu: "Nada tenho a ver com a política... Causa-me asco...".

Dethleffsen tentou replicar, defendendo a sua proposição. Hitler, virando-lhe as costas, retirou-se do recinto, sem escutá-lo. Andava com passo vacilante, encurvado, como um vencido. Assim o recordariam aqueles que sobrevivessem.

Pouco mais tarde, entretanto, o general das SS Steiner receberia uma ordem direta do abrigo. Hitler, descobrindo sobre os seus mapas a posição do Grupo de Exércitos Steiner, lhe exigia um ataque imediato, para cortar o avanço dos soviéticos sobre Berlim. A ordem terminava dizendo: "Fica terminantemente proibida qualquer retirada para o oeste. Os comandos que não cumprirem esta ordem serão presos e fuzilados imediatamente. Steiner responderá com a própria vida pelo cumprimento desta ordem. O destino da capital da Alemanha depende do êxito de sua missão. Adolfo Hitler".

O Grupo de Exércitos Steiner, por sua vez, existia somente nos mapas de Hitler. Na verdade, estava reduzido a uma pequena insígnia, isolada e perdida no meio de um mar de tantas outras. Aquela força, que já não mais existia, era a suprema esperança do Führer.


21 de abril de 1945 (3 da tarde)

Doze horas depois da conferência militar da madrugada, Hitler voltou a se reunir com os seus comandantes. O clima já era de total abatimento. A frente do Oder (leste) desabava, perfurada em centenas de pontos diferentes. O 9o Exército se achava cercado. O 56o Corpo Panzer praticamente tinha desaparecido. Steiner, sem forças, não pôde materializar o ataque ordenado por Hitler. A Alemanha agonizava.

Hitler tomou a palavra em meio a um silêncio tenso e dramático. Sua alocução foi uma torrente de palavras violentas e insultantes. Hitler responsabilizou pela derrota seus comandantes militares, seus líderes civis, o povo alemão. Todos, segundo ele, eram responsáveis. A guerra, contudo, continuaria até ao fim. Ele se tornaria responsável pela defesa de Berlim e depois, no último instante, suicidar-se-ia.


25 de abril de 1945

A esta altura a sólida estrutura do comando supremo de Hitler começava a se deteriorar. Aquele 25 de abril encontraria Goering, até então um dos mais fortes homens do regime, preso em seu domicílio. Tudo tinha sido conseqüência de um telegrama enviado pelo Reichsmarschall (Marechal do Reich) ao Führer pouco antes. Nele, o comandante da luftwaffe dizia textualmente: "Meu Führer, conheço sua decisão de permanecer na fortaleza de Berlim. Desejaria que eu assuma o comando total da Alemanha, com plena liberdade de ação no interior e no estrangeiro, como seu delegado? Se eu não receber uma resposta sua antes das dez horas do noite, considerarei que perdeu sua liberdade de ação e atuarei, em seguida, pelo bem do nosso país e do nosso povo".

A resposta do Führer não se fez esperar. Depois de uma mensagem que enviou o Goering, na qual o acusava de traição e o ameaçava de execução se não se demitisse, a rádio de Berlim anunciou que o "Reichsmarschall Goering encontrava-se gravemente enfermo do coração e por isso havia pedido demissão do comando da Força Aérea... O Führer concordara imediatamente com o pedido...".

Era 25 de abril de 1945. A Alemanha agonizava. A hierarquia começava a se desmoronar.


29 de abril de 1945

No abrigo, alguém entregou uma informação a Hitler e ele leu-o rapidamente. Pareceu empalidecer. Voltou a ler aquelas poucas palavras. Seu rosto tornou-se cinza. Depois se pôs de pé, vacilante. Murmurou algumas palavras e dirigiu-se a Goebbels. Em seguida saiu, cambaleante.

A mensagem continuava sobre a mesa. Seu texto era breve: "O Reichsführer SS Himmler tinha estabelecido negociações com o Alto-Comando anglo-americano".

A primeira conseqüência da traição de Himmler caiu sobre um homem do círculo íntimo de Hitler. Com efeito, o Gruppenführer das SS Hermann Fegelein, cunhado de Eva Braun, que desempenhava as funções de oficial de ligação entre o Führer e Himmler, tornou-se imediatamente suspeito de cumplicidade com o chefe das SS. A suspeita ficou robustecida ao ser o mesmo encontrado já em traje civil, pronto para abandonar a capital. Em conseqüência, Fegelein foi condenado á morte em conselho de guerra. A meia-noite do dia 29, os acontecimentos começaram a se precipitar. Os efetivos soviéticos, avançando sem parar, já se encontravam na Alexanderplatz, em Charlotenburg e em Potsdamerplatz. Uma chuva de granadas começa a cair sobre o abrigo de Hitler. Os elementos da vanguarda soviética encontram-se a poucas centenas de metros do último refúgio de Hitler. A luta se alastra por toda a cidade. Milhares de alemães ainda resistem em suas posições, cercados em sua maioria por tropas soviéticas muito superiores. Outros, tirando o uniforme, abandonam a luta e fogem.

A Alemanha já se desmoronou. No abrigo de Hitler são vividos os últimos minutos do regime nazista.


29 de abril de 1945 (1 hora da madrugada)

Na sala de conferências do Führer começa uma singular cerimônia. Hitler se prepara para casar com Eva Braun. Oficiará o ato o conselheiro municipal, Walter Wagner, que ostenta a braçadeira do Volkssturm. Em torno, estão cinqüenta homens da Fliegende Panzervernichtungbrigade (Brigada Volante de Destruição de Tanques). Entre os seus soldados encontram-se crianças de doze anos e velhos do Volkssturm. A unidade está sob o comando de Willi Feldheim, de dezenove anos.

Dentro do abrigo, entretanto, realiza-se o casamento de Hitler com Eva Braun. Na ata de casamento, Hitler deixa em branco os lugares destinados aos nomes de seus pais e da data de seu nascimento. Eva Braun, por sua vez, equivoca-se ao assinar e corrige imediatamente: "Eva Hitler, nascida Braun."

Em seguida, assinam como testemunhas, Goebbels e Bormann. A cerimônia termina com um brinde pelos novos cônjuges. Minutos depois, Hitler se retirará para os seus aposentos. Ali sua secretária, Gertrude Junge, anotará o testamento ditado por Hitler.

Os soviéticos, entretanto, continuam apertando o cerco e já estão nas proximidades do abrigo. Os homens que defendem Hitler, do lado de fora, disparam furiosamente, alheios ao drama vivido metros mais abaixo. Em seu testamento, Hitler dirá, entre outras coisas: "... E inexato que eu, ou alguém na Alemanha, tenha desejado a guerra em 1939... Propus muitas vezes o controle dos armamentos para que a posteridade possa esquecê-lo... Além disso, jamais desejei que, depois dos horrores da Primeira Guerra, acontecesse outra contra a Inglaterra ou a América... Os séculos passarão, mas das ruínas das nossas cidades e dos nossos monumentos brotará eternamente um ódio indestrutível contra os responsáveis por estas destruições... Depois de seis anos de guerra... eu não posso abandonar a cidade que é capital de nosso país. Tenho que compartilhar da sorte dos milhões de seres que aceitaram permanecer aqui. Além disso, não quero cair em mãos do inimigo, que quer oferecer um novo espetáculo... com o único objetivo de divertir as suas massas histéricas... Conseqüentemente, decidi ficar em Berlim e escolher, voluntariamente, a morte, no momento em que considere que a posição do Führer e a da Chancelaria não possam ser mantidas por muito tempo. Morro com a alegria no coração, consciente dos imensas realizações de nosso povo e da contribuição incomparável que a juventude que leva meu nome deu à História... Brotará algum dia uma semente que crescerá para o renascimento glorioso do nocional-socialismo, numa nação verdadeiramente unida... Antes de minha morte, expulso do partido o ex-Marechal do Reich Hermann Goering e retiro todos os direitos que lhe foram concedidos pelo decreto de 20 de junho de 1941. Em seu lugar, nomeio o grande Almirante Doenitz presidente do Reich e chefe supremo dos Forças Armadas. Antes de minha morte, expulso e exonero de todos os seus cargos ao Reichsführer das SS e Ministro do Interior, Heinrich Himmler...".

Imediatamente foram empossados em seus cargos os novos integrantes do governo: Goebbels como chanceler, Bormann como Ministro do Partido, Seyss-Inquart como Ministro dos Assuntos Exteriores e o Conde Schwerin von Krossigk como Ministro da Fazenda.

Goebbels, por sua vez, redigiu também um testamento. Nele anuncia a sua próxima morte, da sua esposa Magda e de seus seis filhos, Helga, de doze anos, Hilda, de onze, Helmut, de nove, Holde, de sete, Hedda, de cinco, e Heyde, de três.

Depois, em plena madrugado, teve início uma longa conversação. Nela Hitler teria dito, entre outras coisas: "Fui enganado por meus melhores amigos e conheci a traição." Estavam em torno dele, nesse momento, Eva Braun, o casal Goebbels, os generais Krebs e Burgdorf, o doutor Naumann e o coronel do Luftwaffe Nikolaus von Below. Assim chegou o dia 30 de abril.


30 de abril de 1945 (3 da tarde)

As primeiras notícias foram desalentadoras. Chegou ao conhecimento de Hitler a morte de Mussolini e a proximidade, cada vez maior, das vanguardas soviéticas, que se encontravam praticamente às portas da Chancelaria.

Em conseqüência, Hitler considerou que era chegado o momento de sua morte. Cumprimentou, um a um, todos os seus assistentes. Em seguida, almoçou com as suas duas secretárias e com o seu cozinheiro. Depois de almoçar, despediu-se dos outros. Acompanhado por Eva Braun, dirigiu-se para os seus aposentos.

Na porta da ante-sala que dava acesso aos aposentos de Hitler, o Coronel Otto Günsche montava guarda. Eram aproximadamente entre três e trinta e três e quarenta e cinco da tarde quando se escutou um disparo. Em seguida, Bormann entrou no aposento de Hitler; estava acompanhado pelo criado Linge e, atrás dele, o Coronel Günsche.

Hitler, morto, estava sentado numa cadeira. Eva Braun, estendida num divã. A face de Hitler estava coberta de sangue. Ao seu lado encontravam-se duas pistolas. Uma Walter PPK, e uma arma menor que Hitler sempre trazia no bolso. Eva Braun exalava um forte cheiro de cianureto.

O Coronel Günsche saiu e passou à sala onde se encontravam Goebbels, Burgdorf e outros. Ali, anunciou-lhes brevemente: "O Führer está morto." Em seguida, os dois cadáveres foram envolvidos em mantas e levados para fora do abrigo. Derramou-se-lhes gasolina, ateando-se fogo, em seguida. Hitler acabava de desaparecer, arrastado pelo desmoronamento da Alemanha.

Os corpos de Hitler e Eva Braun, contudo, não foram consumidos totalmente pelas chamas. Novamente foram embebidos em gasolina, ardendo pouco depois pela segunda vez. Eram 22 horas e 25 minutos quando o General Rattenhuber, auxiliado por vários homens das SS, enterrou os restos.

Tais restos eram para não serem achados, supondo-se, não sem fundamento, que as granadas soviéticas os fariam desaparecer. Mas os russos depois os desenterraram e os levaram para um lugar ignorado.

Em sua nova função de chanceler do Terceiro Reich, Goebbels dirige-se, então, ao Almirante Doenitz: "Ultra-secreto. Ao grande Almirante Doenitz: O Führer morreu às 3h:30 min. Por seu testamento de 29 de abril o designa presidente do Reich. Por ordem do Führer lhe enviei o testamento. Bormann decidiu reunir-se com você hoje, para lhe informar da situação. Cabe a você decidir o momento e a forma de pôr a imprensa e as tropas a par do ocorrido. Confirme recebimento. Goebbels."

A mensagem foi confiada a três homens: o Comandante Willi Johannmeier, ajudante de campo de Hitler, Wilhelm Zander, oficial das SS, e Heinz Lorenz, membro do pessoal do Ministério da Propaganda.

Os destinatários seriam o Marechal Schoerner e o Almirante Doenitz. Nenhum dos três, entretanto, conseguiu cumprir a sua missão com êxito.


1° de maio de 1945 (8h 30min da manhã)

A família de Goebbels, seguindo o exemplo de Hitler, decidiu, por sua vez, perecer com o regime. As 8h:30min do dia 1o de maio, Magda Goebbels dirigiu-se ao quarto onde dormiam seus seis filhos. Pouco depois regressou, "pálida e transtornada". Quase imediatamente Goebbels começou a se despedir de todos os que o rodeavam. Em seguida, juntamente com sua esposa, subiu os degraus que conduziam ao jardim. Uma versão assinalaria mais tarde que, por sua ordem, um membro das SS disparara um tiro na nuca de cada um. As crianças, no entanto, tinham sido envenenadas por Magda.

Os que restavam, agora, no abrigo, deveriam decidir: resistir, praticar o suicídio ou tentar salvar a pele; tais eram as três possibilidades. Três deles se suicidaram: o ajudante de Hitler, General Burgdorf, o chefe do Estado-Maior do OKH, General Hans Krebs, e o Capitão das SS, Franz Schedle, da guarda do abrigo. Outros, como Otto Grünsche, guarda-costas de Hitler, entregaram-se aos soviéticos. Alguns, como é o caso de Martin Bormann, desapareceram sem deixar vestígios.


Os russos entram no bunker

Os efetivos soviéticos demoraram em descobrir a entrada do bunker de Hitler: No destroçado edifício da Chancelaria, os soldados dos corpos de engenharia vasculhavam os porões, aposentos e corredores, munidos de detectores de minas, procurando a sua entrada. Finalmente, os soviéticos chegaram à porta do bunker de Hitler.

Um dos primeiros a entrar e inspecionar o local foi o comandante Polevoi, do Exército Vermelho. Assim, apareceram diante de seus olhos os cadáveres dos generais Krebs e Burgdorf e, mais tarde, os seis filhos dos Goebbels. Juntamente com eles, parcialmente queimados, estavam os corpos de Joseph e Magda Goebbels, que alguém tinha transportado para ali.

As crianças tinham sido envenenadas e só a mais velha, Helga, parecia ter resistido, pois apresentava marcas, como se tivesse lutado.


O último minuto

Uma mensagem, a última, foi emitida pela agência oficial da Alemanha. Eram três palavras redigidas em francês: "Sauve qui peut" (Salve-se quem puder). Aquelas palavras encerraram o ciclo que se tinha iniciado cinco anos e meio antes.

A Alemanha tinha caído vencida. Hitler tinha desaparecido. A guerra entrava no seu último minuto.

Em diferentes pontos, entretanto, alguns alemães continuavam combatendo em suas posições. Pequenas unidades, isoladas de seus comandos, continuavam lutando. Grupos inteiros desapareciam desintegrados pelas granadas da artilharia e pelos jatos de fogo lançados pelos lança-chamas.

Centenas de combatentes alemães abandonaram o combate, ante a desorganização reinante. Outros o faziam por falta de munição ou por possuírem armas obsoletas. Em muitos casos, estes mesmos combatentes caíam vítimas dos pelotões de fuzilamento das SS, que ainda operavam nas ruas de Berlim.

A seguir, transcrevemos o relato de um dos jovens combatentes alemães pertencente às Juventudes Hitleristas que lutou naqueles dramáticos momentos: "Chamaram-nos de casa em casa, por intermédio da polícia, e tivemos que nos apresentar nos quartéis das SS, na Schlossplatz. Fomos divididos em grupos, e cada um deles foi designado para uma unidade das SS ou do Volkssturm. Nossos grupos foram colocados ao norte e a leste da cidade. A maior parte dos nossos camaradas foram mortos pelo fogo da infantaria, porque atacamos numa área descoberta Em dois dias e duas noites, Oranienburg mudou quatro vezes de mão. Naqueles combates quase todos os nossos morreram. Depois, os russos abriram fogo contra a cidade com os 'órgãos de Stalin'. Quando tentávamos abandonar nossas posições para voltar para casa, fomos detidos e retornamos ao Eden onde nos escondemos mais adiante do canal. O chefe de meu destacamento, que se recusou, foi enforcado numa árvore por dois SS. Tinha quinze anos. O restante do grupo, reduzido a oito homens (começamos com cento e vinte), acompanhou os SS. Encontrei-me com dois amigos da escola que me disseram que o Hauptbannführer e sua mulher bem como o Stammführer Schiller, da escola preparatória de técnicos de aviação tinham "roído a corda" dois dias antes, dirigindo-se de bicicleta para o ocidente. Então me dirigi a Velten e decidi seguir a pé até Hemmingsdorf, onde tinha uma tia. No caminho, contudo, pouco antes de ali chegar, fui detido. Combati, então, em Renickendorf, no caminho para Spandau. Finalmente, tivemos que recuar. Esta manhã nos tinham reunido para combater aqui..."

Tinha treze anos e pertencia às Juventudes Hitleristas. A testemunha citada demonstra claramente, além das crônicas e dos dados estatísticos, a luta dramática onde milhares de adolescentes e velhos foram dizimados. Uma luta condenada previamente e sem possibilidades de triunfo. Uma luta sangrenta sobre a qual estava descendo o pano de uma derrota arrasadora.

Desce o pano       

Com o desaparecimento dos líderes nazistas e o conseqüente desmoronamento daquela formidável máquina que mantinha em movimento a sua organização, os efetivos que ainda se encontravam em armas somavam perto de dois milhões de homens, espalhados nas diferentes frentes e bolsões: norte da Itália e territórios austríacos de Voralberg, Tirol, Salzburgo, parte da Coríntia e Estíria; noroeste da Alemanha, Dinamarca, ilhas Frisonas e Heligoland, Noruega, costa da Letônia, parte da Holanda, Dunquerque, ilhas Normandas, Lorient, Saint Nazaire e La Rochelle; sete ilhas do Dodecaneso, o território do novo Estado da Croácia e o Protetorado da Boêmia e Morávia. Em Berlim, por sua vez, 70.000 defensores renderam-se aos soviéticos, tão logo tomaram conhecimento da morte de Hitler e da fuga dos outros líderes.

A primeira capitulação de efetivos importantes ocorreu a 2 de maio, quando os generais Viettinghof e Wolff assinaram no palácio real de Caserta, próximo de Nápoles, a entrega dos 600.000 homens das guarnições da Itália e da Áustria.

A 4 de maio, o General Ernst Busch e o General Fritz Lindemann oferecem a capitulação do noroeste da Alemanha e da Dinamarca; no dia seguinte o Grupo de Exércitos do Marechal Kesselring rende-se ao norte dos Alpes; e no dia 3 já se apresentara no Quartel-General de Montgomery o Almirante Hans Georg von Friedeburg, novo comandante da marinha alemã, acompanhado por seus ajudantes e pelo Coronel Fritz Poleck, para negociar a rendição do Terceiro Reich, paralelamente à conquista de Berlim, foi celebrada no palácio de Caserta a cerimônia da assinatura do armistício. Os documentos do protocolo variam muito pouco dos que vão ser assinados, quarenta e oito horas mais tarde, no Quartel-General de Montgomery pelo Almirante von Friedeburg e pelo General Kiepzl. O texto diz: "O comando alemão concorda em render todas as forças armadas da Holanda, noroeste da Alemanha, ilhas Frisonas, Schlewis-Holstein e Dinamarca ao comandante-chefe do 21o Grupo de Exércitos. Tais forças deporão as armas e se renderão incondicionalmente. As hostilidades por terra, mar e ar cessarão às oito da manhã de sábado, dia 5 de maio.

"O comando alemão cumprirá imediatamente, sem objeção ou qualquer separo, as ordens emanadas das potências aliadas. A desobediência a tais ordens ou o seu não cumprimento serão considerados como infrações ao estipulado e tratado pelas potências aliadas de acordo com as leis que regem os usos da guerra.

"Este instrumento pode ser ampliado ou substituído por qualquer instrumento geral de rendição imposto pelos Aliados, ou em seu nome, ao Reich alemão e às suas forças armadas, consideradas em conjunto.

"Este instrumento de rendição vai redigido em inglês e alemão. A versão em inglês é o texto autorizado.

"A decisão das potências aliadas será final e inapelável em caso de surgir qualquer divergência quanto ao sentido ou interpretação dos termos da rendição. Assinado hoje, 4 de maio de 1945."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos Leitores

Adoro ler seus comentários, são muito bem-vindos. Vamos atentar para a elegância do nosso discurso:

Não serão publicados comentários com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam.
Vamos escrever sem agredir a língua pátria e sem ofender os outros, aqui é espaço para a discussão de idéias.
Obrigado!
Roberto Alves

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens recentes

Mapa de Salvador