links úteis

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Combate às drogas

SEGURANÇA PÚBLICA
COMBATE AO NARCOTRÁFICO
Apreensão de crack
Apreensão de crack e outros materiais utilizados por traficantes no estado de Pernambuco Crédito da imagem: Polícia Federal/Divulgação

Ações de segurança pública eficazes devem considerar a multiplicidade de fatores relacionados ao fenômeno da droga e sua possível associação com situações de violência, principalmente o tráfico de drogas. 
Para desmontar a rede do narcotráfico, a atuação entre as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar precisa ser integrada.  Também a articulação com as polícias estaduais aumenta a segurança em locais de concentração de uso de drogas, com policiamento ostensivo, associado ao acompanhamento da
área por videomonitoramento.
Segundo Oslain Santana, diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, a relação entre a expansão do crack e a segurança pública envolve também a forma como a cocaína chega ao País. “O Brasil, até anos atrás, era só rota de trânsito da coca produzida na Colômbia, Peru e Bolívia. Sempre houve histórico de consumo no território nacional, mas hoje ele se tornou uma das mazelas do País“, afirma. 
“Ser rota de trânsito da droga faz com que muito produto também fique disponível para o mercado nacional”, diz Santana. Dados da Polícia Federal mostram que, em 2009, houve aumento, em relação ao ano anterior, de cerca de 250% nas apreensões da chamada pasta base de coca, usada para produção do crack.
Com o aumento na quantidade de droga que entra no País, o consumo também pode crescer. “O maior mercado consumidor é a região Sudeste, seja por maioria de população, seja por poder aquisitivo mais elevado. A droga é produzida conforme a demanda”, explica Oslain Santana. 
Segundo o delegado, há uma força-tarefa para evitar a entrada da cocaína no País. As principais ações são a mudança de rotina e o aumento de 120% do efetivo da Polícia Federal na fronteira para conter a entrada da droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos Leitores

Adoro ler seus comentários, são muito bem-vindos. Vamos atentar para a elegância do nosso discurso:

Não serão publicados comentários com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam.
Vamos escrever sem agredir a língua pátria e sem ofender os outros, aqui é espaço para a discussão de idéias.
Obrigado!
Roberto Alves

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens recentes

Mapa de Salvador